Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mundo Cristão e Novidades

Informações e Novidades sobre o mundo cristão

Mundo Cristão e Novidades

Informações e Novidades sobre o mundo cristão

A Importância da Doutrina Bíblica para a Igreja Atual

A Importância da Doutrina Bíblica - Jorge A. Ferreira

Os Efeitos da falta de Doutrina Bíblica nas Igrejas Brasileiras.

8875519.jpg

 

A Igreja brasileira vive dias difíceis em todos os sentidos. Tanto na vida espiritual, social e principalmente teológica.
 
Não é preciso ser um puritano para perceber o baixo nível espiritual que muitas denominações estão chegando. Igrejas que não muito tempo atrás eram os baluartes de uma vida espiritual (se não perfeita – razoável) com um histórico de grandes feitos na evangelização e exemplos de vida santa na consciência das massas, parecem hoje ter perdido sua ''identidade'' e compromisso espiritual. Preocupadas mais em parecerem ''agradáveis'' ao pensamento dominante deste século, se moldando a correntes políticas politicamente corretas e voltadas mais à esquerda, parecem não perceber o declínio e desconstrução de seu gene histórico e teológico. 
 
Se aproximando gradativamente à movimentos não muito heterodoxos como a teologia da prosperidade, confissão positiva e outros ''ismos'' adjacentes, tem deixado de lado (pelo menos nas pregações cotidianas) as doutrinas fundamentais da fé cristã, causando muito prejuízo na vida espiritual e na maneira que os crentes enxergam o evangelho. 
Pois, se as doutrinas bíblicas são negligenciadas, dando lugar as pregações subjetivas é impossível produzimos crentes com uma mentalidade cristã verdadeira. Causando uma distorção na formação e vivência dos crentes em geral.
Dado a isso, é imprescindível darmos a atenção necessária as doutrinas bíblicas e sairmos deste ciclo subjetivo de muitas igrejas atuais. Procurando afirmar mais claramente as verdades das escrituras, de forma clara e objetiva na mente dos crentes. 
 
O Que é doutrina Bíblica?
 
Doutrina é o conjunto de verdades reveladas por Deus nas escrituras e transmitidas ao longo da história que fundamentam a Verdade de Deus.
É o que fundamenta a nossa cosmovisão e nos dá um vislumbre sobre as verdades que Deus nos revelou sobre sua natureza, plano, sua criação, redenção e etc…
No que se refere a doutrina cristã são os pontos fundamentais de nossa fé e prática ensinada por Cristo e pelos Apóstolos. Do Latim (didache) Ensino ou Instrução.
 
Portanto ignorar ou desprezar as doutrinas bíblicas significam desprezar as verdades de Deus e de sua revelação.
 
Muito do que foi dito anteriormente poderia facilmente ser amenizado ou até mesmo evitado, se ao invés de investirmos em ''novidades'' que muitas vezes vem do pensamento secular extra bíblico, concentrássemos nossas forças em ensinar doutrina. 
Uma compreensão adequada deste tema, certamente levaria a igreja a uma aproximação mais consistente da fé, proporcionando uma espiritualidade muito mais efetiva e real, já que é impossível entender e viver espiritualmente negligenciando as doutrinas que as fundamentam, como: a doutrina de Deus, do filho e do Espírito Santo, da graça e etc...
 
Quanto aos ''ismos'' e falsos ensinos que tem proliferado em nossos arraiais, nem é preciso dizer que este é sem sombra de dúvida um dos sintomas da falta da doutrina bíblica, que caso fosse nossa prioridade, não havíamos chegado ao estado em que estamos. Onde, a maioria de nossos crentes nem se quer sabe fazer distinção entre o verdadeiro evangelho e as falácias da teologia da prosperidade e do neo pentecostalismo.
 
Um compromisso maior da igreja com a doutrina certamente elucidaria este fenômeno absurdo entre o povo de Deus. E levaria a igreja a dias melhores espiritualmente e influenciaria nas decisões em outras áreas tão negligenciadas nesses últimos dias.
 
As Doutrinas Bíblicas são exatamente o que nos faria divorciarmos deste sincretismo religioso que invadiu as igrejas brasileiras, tornando em muitos casos, quase impossível diferenciarmos uma igreja de outra. Só ela e nada mais que ela, é capaz de expor esses falsos ensinos que contribuem para a descaracterização e desconstrução de nossa identidade cristã.
E nos trazer clareza sobre os propósitos de Deus para conosco como corpo de Cristo e Instituição modeladora da sociedade.
 
A Doutrina nos leva a uma compreensão muito mais clara sobre Cristo e sua Missão e consequentemente nos aproxima de Deus com mais entendimento nos beneficiando de sua graça de forma mais plena.
 
Sem um reconhecimento da Importância da Doutrina Bíblica para a igreja, não é possível cumprir razoavelmente nossa missão neste mundo, já que a meu ver, é ela que fundamenta as nossas ações e visão das coisas.
 

 

Portanto, o ensino das doutrinas bíblicas sistematicamente à igreja atual, é a única maneira de nos livrarmos da apostasia e da apatia que tanto nos cerca.
 
Autor: Jorge A. Ferreira